Balança para restaurante: 6 dicas de como usar e melhores práticas

Hoje as balanças estão espalhadas pelos mais diferentes tipos de estabelecimentos, seja uma padaria, um restaurante por quilo ou nos deliciosos buffets de sorvetes.

Escolha um ponto estratégico para a balança
Avalie o layout do local e imagine a movimentação do público dentro do estabelecimento. O ideal é que o fluxo siga de maneira intuitiva para as pessoas, e a balança deve ficar em um ponto estratégico.
Além disso, o local deve ser estável, firme e sem trepidações. Evite também locais que fiquem expostos ao sol ou que estejam muito próximos de ventiladores e ares-condicionados, que podem causar variações no funcionamento do equipamento. 

Fontes de energia para a balança
A maioria das balanças é bivolt, mas é sempre bom verificar se a tensão do equipamento é compatível com a rede elétrica do local. Como em muitos pontos do Brasil a rede é instável, recomenda-se utilizar equipamentos que estabilizem a tensão elétrica.
Se possível, opte por equipamentos com fonte externa, para evitar que se quebre o lacre do Inmetro para a troca da mesma.
Alguns modelos de balança oferecem também uma bateria interna, para casos de falta de energia elétrica. São boas opções para que a operação não pare no caso de falta de luz. Para estes modelos é recomendado que, pelo menos uma vez por mês, se opere o equipamento com o uso da bateria.

Higienização da balança
A limpeza é um item fundamental em todos os setores de um estabelecimento que trabalha com alimentação. E a balança merece uma atenção especial, já que muitas vezes fica exposta aos clientes.
Este é um local com grande fluxo de pessoas e consequentemente as chances de contaminação aumentam. Desta forma, é necessária a higienização periódica do espaço. Além disso, restos de comida podem alterar o peso da balança.
O Inmetro exige que o material do prato da balança deve ser de aço inoxidável ou algum material atóxico. Dê preferência aos materiais que sejam fáceis de limpar.

Qualidade da balança
Opte sempre por balanças que apresentem o lacre, etiqueta metrológica, selo de verificação inicial ou código de barras com o número Ipem/Inmetro, que são requisitos exigidos pela Portaria do Inmetro nº 236/94.
Segundo dados do Instituto, entre 2015 e 2020, quase metade (47,2%) das balanças não possuíam aprovação do órgão, não tendo passado por quaisquer testes ou avaliações de qualidade.
Caso um estabelecimento esteja utilizando uma balança irregular poderá receber multas altíssimas, além da falta de credibilidade que passará aos clientes.
 
Qual a balança mais indicada para restaurantes?
O equipamento de pesagem mais indicado é aquele com capacidade de 15 quilos, com divisão de 5 gramas.
Alguns modelos oferecem a dupla escala, que pode medir com maior precisão volumes menores. Por ex. de 0 a 6kg, de 2 em 2g e de 6 a 15kg, de 5 e 5g.
O Inmetro pode fazer inspeções periódicas para verificar a precisão da balança. Testes são realizados para verificar se o equipamento está funcional e com todas as informações visíveis. Para evitar problemas e multas com a fiscalização e trabalhar de forma transparente com seus clientes, realize sempre manutenções preventivas em uma assistência técnica de confiança.

Integração da balança com o sistema do restaurante
O ControleNaMão oferece um sistema integrado com as principais balanças do mercado. De forma rápida e precisa, a informação é transmitida da balança para o ponto de venda, informando o valor que deverá ser pago. Existe a possibilidade de incluir produtos complementares como bebidas e sobremesas na comanda ou frente de caixa.
Também é possível imprimir etiquetas com códigos de barras para produtos pesáveis, otimizando a operação e proporcionando maior conforto e segurança aos clientes.

A Brazicom é uma empresa especializada em automação comercial para Bares e Restaurantes atendendo a região de Campinas.
Saiba mais clicando em sistema para Bares e Restaurantes

Compartilhe

Posts Recentes

Fale conosco!