Dicas para Gerenciamento de Cafeterias

Quem trabalha em cafeterias sabe que o negócio precisa estar em constante aprimoramento para oferecer a melhor experiência para seus clientes.
Utilizar novas tecnologias, preparar bebidas de qualidade, oferecer um atendimento diferenciado e estar antenado com as tendências de mercado são indispensáveis neste concorrido mercado.

Algumas dicas e idéias para implementar em sua cafeteria 

Promova sua marca
Ser conhecido e tornar-se referência para os clientes é o objetivo de toda empresa. Cuidar da imagem, tanto no espaço físico como no meio digital é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Investir nas redes sociais e um site atraente podem conquistar novos clientes. Crie posts que conversem com seu público, promova seus produtos, ressalte os atributos que diferenciam seu negócio. 

Modernize seu atendimento
Ofereça soluções tecnológicas que otimizem sua operação.
Um Cardápio Digital pode agilizar os pedidos nas mesas, liberando a equipe de atendimento para outras atividades. Também é possível oferecer combos e promoções com o Cardápio Digital, aumentando o ticket médio dos pedidos.
Cafeterias também podem implementar o Autoatendimento. implementando totens para o pedido e um balcão para retirada dos produtos. Uma solução simples e elegante.

Invista no ambiente e localização
Mais importante do que um salão enorme, a localização e o ambiente são fatores decisivos para o sucesso de uma cafeteria.
Um ambiente aconchegante que disponibilize facilidades como tomadas e wifi incentivam os clientes a passarem mais tempo e, consequentemente, gastar mais.
Locais com grande fluxo de pessoas, próximos a prédios comerciais, tornam-se pontos estratégicos para boas cafeterias. 

Degustação
Todo mundo gosta de ganhar um brinde. Já imaginou oferecer uma degustação de um produto que combina com o café? Pode ser o convite ideal para conquistar seu um novo cliente.
Você pode enviar um pequeno pedaço de bolo, torta, salgado ou novas bebidas para tornar a experiência do cliente ainda melhor no seu estabelecimento. Além de agradar seu público, é possível receber feedbacks da combinação dos produtos.

Combos
Quantas vezes você já comprou um combo de produtos só por ele custar um pouco a mais? Então que tal adotar essa estratégia na sua cafeteria?
Uma idéia, muito simples e efetiva, é oferecer um café mais um salgado, por um valor um pouco menor do que custaria se comprados separados. Para aumentar ainda mais os lucros, você pode oferecer um doce ou sobremesa e aumentar o valor final. 
Analise no dia a dia da sua operação quais as combinações mais frequentes. Conhecendo a fundo seu cardápio também é possível criar estas combinações, facilitando a tomada de decisão dos seus clientes, oferecendo combos diferenciados.

Delivery
Nos filmes e seriados é muito comum ver um sujeito passar na cafeteria, pegar seu café e sair pela rua. Esta é uma tendência cada vez mais comum aqui no Brasil.
Oferecer esta opção pode aumentar suas vendas consideravelmente. Muita gente tem pressa e não pode sentar e aproveitar o ambiente aconchegante da cafeteria. Invista em embalagens bonitas, que valorizem sua marca e o produto que ela carrega. 
Além disso, um sistema otimizado de pedidos e preparo também é fundamental para não se criar longas filas.

Atendimento e Gestão
Lembre-se sempre de tratar todos os clientes com muita atenção, ser gentil e investir na sua equipe de atendimento. Todos os clientes merecem ser bem tratados, sem exceção e distinção. Um atendimento de qualidade fará toda a diferença na hora do cliente escolher um lugar para comer e, com certeza, é uma das coisas que fará com que ele volte e indique seu lugar.

A Brazicom é uma empresa especializada em automação comercial para Bares e Restaurantes atendendo a região de Campinas.
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